Horário de Verão 2018 2019

Horário de Verão 2018 2019 Início e Fim

O horário de verão é uma alteração do horário criada no Brasil durante um período de tempo, como diz o nome no verão e foi criada como medida para reduzir o consumo de energia, principalmente no verão onde a demanda de energia elétrica é maior. Veja quando começa e termina o horário de verão 2018 / 2019.

Horário de verão no Brasil 2018 

Domingo, 21 de outubro 2018 Até sábado, 16 de fevereiro de 2019

horario-de-verao

 A ideia do horário de verão é adiantar o relógio para aproveitar melhor a luz solar, mas esta medida somente funciona nas regiões mais longes da linha do equador e, por esse motivo é um horário adotado no sudeste e sul do Brasil. Se você é um estrangeiro que acabou de chegar ao Brasil não deve saber o que é o horário de verão, mas para os brasileiros se tornou algo bem conhecido e que incomoda muita gente. A medida não funciona nas regiões próximas ao equador porque nestas acontece de maneira ao contrário o das e noites tem duração igual, mas nestas regiões se tem pouco proveito do horário de verão. No Brasil o motivo mais forte para se adotar o horário de verão é a economia de energia, diminuindo a sobrecarga do sistema energético. No caso das regiões que não adotam o horário de verão o impacto somente é sentido com a mudança da programação televisiva e, consequentemente, diminuição do consumo de energia, já que a programação é adiantada e termina um pouco antes do normal; outro impacto é sentido no horário das agências bancárias, pois este é compatível com o horário de Brasília. O Horário de verão teve um decreto de 8 de setembro de 2008 que definiu regras quanto ao início e fim do horário de verão já que anteriormente esta data de início e fim era definida anualmente e, que segundo este decreto, a data de início e fim do horário de verão é a mesma, sempre no terceiro domingo de outubro e o término no terceiro domingo de fevereiro, mas a exceção seria no terceiro domingo de fevereiro se este cair no carnaval, neste caso o horário de verão encerra-se no quarto domingo de fevereiro. No caso deste ano, o início do horário de verão 2019 será no dia 21 de outubro de 2018 para o domingo do dia 19 de outubro de 2018 e o fim do horário de verão 2019 da noite de sábado do dia 21 de fevereiro de 2018 para domingo 22 de fevereiro de 2019 exatamente no terceiro domingo de outubro e o terceiro de fevereiro respectivamente. Já o início do horário de verão 2017 será no dia 19 de outubro e o fim no dia 23 de fevereiro de 2017. Por isso, já anota na agenda estas datas e se preparem desde já.

4 respostas a Horário de Verão 2018 2019

  1. Camila Fiametti disse:

    Oi gostaria de dizer que eu adoro o horário de verão. e que pra mim o horário de verão poderia ficar o ano todo…
    Gostaria de saber se pode mudar o dia de mudar o horário de verão devido ao segundo turno das eleições? Obrigada!!!
    Moro em Caxias do Sul, RS

  2. rania disse:

    otimo horario deveria ser mais longo

  3. sergio otavio de andrade villaça disse:

    Façam uma enquete e vejam a opinião da população a respeito desse famigerado horário de verão. Mas façam junto a quem trabalha e levanta cedo pois, se fizerem junto a quem não trabalha, vive na beira da praia ou curte a boemia, a enquete vai ser inócua.

  4. Este horário de verão não resolveu nada,pelo contrario se gasta mais e perturba as pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *