Horário de Verão Estados

Horário de Verão Estados Brasileiros

O que é o horário de verão? Este horário que em outros lugares no mundo foi instituído para aproveitar mais as horas no verão, em que os dias são mais longos e as noites mais curtas, no Brasil foi adotado também por questões econômicas, confira a seguir os estados do horário de verão no Brasil que participam dessa regra.
horario-de-verao-estados
O horário de verão é uma alteração de horário de determinadas regiões designado durante um período de tempo e este é adotado principalmente no verão. O horário de verão no Brasil foi adotado na década de 1930 para contribuir para reduzir o consumo de energia, uma forma de diluir o horário de pico de uso da energia elétrica e evitando uma sobrecarga do sistema elétrico. Este horário de verão quando começa a vigorar, a população deve adiantar uma hora e este adiantamento da hora é desta forma pra não haver a coincidência da entrada da iluminação, com o consumo existente ao longo do dia do comércio e da indústria.

Mas, nem todos os estados vigoram o horário de verão. Entre os Estados em que vigora o horário de verão normalmente são os seguintes: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Um dos motivos para a escolha destes Estados é que são os de maior consumo de energia do País e também onde está a maior concentração populacional.

A partir de 2008, começou a vigoraratravés de decreto que o Horário de Verão começaria no terceiro domingo de outubro e término no terceiro domingo de fevereiro(com exceção quando coincidir com o carnaval que esta data será mudada para o quarto domingo de outubro), algo que anteriormente não tinha estabelecido. Por exemplo, em 1985 o horário de verão foi implantado na segunda quinzena de outubro. Já em 2006, ele foi adiado em três semanas por causa do segundo turno das eleições e iniciou em cinco de novembro. O estabelecimento do cronograma veio a organizar o estabelecimento do horário de verão até mesmo para o sistema de informática, embora possa ser um engano, pois embora estabelecido o calendário para início e término do horário de verão, principalmente seu término depende de duas datas, carnaval e esta dependem da data de Páscoa. Mas, horário de verão divide opiniões, mas não temos como fugir dele. Por isso, muita gente se prepara com antecedência, treinando dormir e acordar mais cedo, principalmente quem mora na região onde vigora este horário de verão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *