Horário de Verão Término – Data

Quando termina o horário de verão

Quem vive no Brasil sabe muito bem o que é o horário de verão que traz transtornos para os trabalhadores e demais cidadãos quando existe mudança de horário. Saiba curiosidades sobre este e quando começará e também o término do próximo horário de verão.

horario-de-verao-termino

O horário de verão corresponde a uma mudança programada do horário de determinada região e o procedimento é adotado no verão quando na maior parte do mundo os dias são mais longos e as noites mais curtas, mas que no Brasil foi adotado por razões econômicas, já que no verão há uma maior demanda de energia elétrica, e, por isso o horário de verão foi adotado a partir da década de 1930 pelo então presidente Getúlio Vargas que adotou por quase meio ano. Depois disso, o horário de verão ficou 18 anos sem ser vigorado e foi adotado novamente entre 1985/1986 e foi adotado novamente pela queda do nível de água nos reservatórios. Depois deste período, o horário de verão foi adotado todos os anos, modificando um pouco os motivos. Desde a década de 1980 ele não tinha um tempo específico de início e fim e nem o tempo de duração.

O horário de verão começou a ser vigorado a partir de um decreto da Presidência da República, fundamentado em informações dadas ao Ministério das Minas e Energia que adotam o horário de verão a partir de estudos técnicos e indicando que Estados deverão adota este horário de verão. Este horário foi devidamente regulado em 2008 pela Casa Civil da Presidência da República pelo decreto n° 6558 que inclusive definiu a data de início e término do horário de verão. O início será sempre no terceiro domingo de outubro e o término do horário no terceiro domingo de fevereiro com exceção se a data coincidir com o carnaval e ai o término será no domingo seguinte, o que ocorrerá em 2015 e, por isso, o termino será dia 22 de fevereiro.

Os estados que adotam o horário de verão, normalmente a maioria está nas regiões sudeste e sul, regiões de grande consumo de energia. Nos Estados em que não se adota o horário de verão o impacto que se sente é na programação das emissoras de televisão, nas agências bancarias que seguem o horário oficial do Brasil, o horário de Brasília que adota o horário de verão. Este horário adianta os relógios em uma hora quando se inicia e atrasa em uma hora com seu término. Então, já sabe como se preparar para o próximo horário de verão?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *