Quando começa o Horário de Verão

Horário de Verão Quando começa

Se você mora no Brasil, principalmente nas regiões sul e sudeste sabe que é o horário de verão, se não sabe muito bem que se trata ou tem curiosidade em saber mais sobre, a seguir saiba quando começa o horário de verão.

horario-de-verao-quando-comeca

O conceito de horário de verão vem da ideia de adiantar o relógio para aproveitar melhor as horas do sol e que foi uma ideia lançada em 1784 pelo político e inventor americana Benjamim Franklin em uma época em que não havia energia elétrica, mas na sua época a ideia não sensibilizou o seu governo e anos depois na Grã Bretanha William Willet tentou sensibilizar a sociedade astronômica real que também não conseguiu que o horário de verão fosse adotado.

Diferente do hemisfério norte, nos locais próximos da linha do equador, estes não são tão beneficiários do horário de verão. Isso porque no hemisfério norte no verão, os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas, mas no Brasil foi adotado o horário de verão por motivos econômicos. O horário de verão no Brasil foi adotado para reduzir o consumo de energia, ainda mais no verão que a demanda de energia elétrica é maior.  O maior efeito do horário de verão é diluir o horário de pico evitando a sobrecarga do sistema energético brasileiro, mas somente em algumas regiões do Brasil onde há maior demanda.

Outra curiosidade sobre o horário de verão é que ele embora fosse criado na década de 1930, somente no ano de 2008, através do decreto n° 6558 houve a definição da data de início e fim do horário de verão, algo que não era bem definido outrora. Por isso, segundo este decreto, o horário de verão sempre tem início no terceiro domingo de outubro e término sempre no terceiro domingo de fevereiro (com exceção se cair no carnaval e ao a data será para o quarto domingo de fevereiro). Com isso já da para saber quando começa o horário de verão com maior facilidade.

Em 2014, o horário de verão terá inicio 19 de outubro de 2014 e término em 22 de fevereiro de 2015, pois o carnaval acontece no terceiro domingo de fevereiro.

Confira também: Estados do Horário de Verão

Mas, apesar de ser uma regra simples definida pelo decreto acima, é impossível, por exemplo, programar um sistema computacional, pois o Carnaval é uma data móvel, baseada na páscoa que também é outra data móvel.

Ainda há críticas dos médicos e demais profissionais de saúde que estas mudanças de horário são prejudiciais para o sistema biológico, principalmente de idosos. Por isso, mesmo tendo críticas, gostando ou não gostando, não temos como fugir deste horário anualmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *